top of page

Minicursos

De  11 a 14 de Novembro de 2019

MINICURSO 1

"Uma visão filosófica das religiões africanas e afro-brasileiras para a educação da alma"

Objetivos:

  • Apresentação da estrutura do “Pensamento” partindo como origem no continente africano, explorando os símbolos, as narrativas, o campo místico-filosófico das várias tradições espirituais na construção da “realidade” e do “conhecimento”;

  • Tomando como fundamento para compreensão destas correntes místico-filosóficas o Candomblé – herança africana –, e da Umbanda – religião brasileira sobre influência de outras tradições espirituais;

  • Apresentar os “elementos” que construíram as bases místico-filosóficas para a compreensão da Alma e que foram mudando seus significados para crenças/religiosas ortodoxas em várias regiões que herdaram do continente africano e de sua plural tradição espiritual.

Ministrantes: Prof. Renis Ramos Silva

Currículo resumido: Renis Ramos Silva, Professor de Filosofia da Universidade Federal do Acre – UFAC, Pós-graduado em Filosofia com especialidade em Linguagem, Ontologia e Epistemologia pela Universidade Federal do Acre. Membro do Grupo de Pesquisa do Neabi. Diretor-Presidente do Instituto do Saber Cumaru – Comunidade de Pesquisa, Ensino e Cultura.

servletrecuperafoto (2).gif
Local: Sala de reuniões da PROGRAD 
11/11/2019 - 14h às 18h 
12/11 a 14/11/2019 - 8h às 12h
   Local: Auditório Adriana Santelly - Centro de Convenções                                                                                   
   De 11 a 14 de novembro de 2019, das 14h às 18h           

MINICURSO 2

"A fotografia como instrumento de pesquisa e de promoção de igualdade racial: noções básicas de fotografia"

Atenção, as 40 vagas ofertadas para o este Minicurso  já foram preenchidas. A lista com os 40 primeiros inscritos pode ser consultada AQUI.

Objetivos:

  • Refletir sobre a importância da presença dos negros nas primeiras imagens captadas por câmeras fotográficas.

  • Conhecer a câmera e suas funções na captação de imagens;

  • Revisitar os registros fotográficos realizados através do tempo observando o recorte racial;

  • Capacitar / habilitar os cursistas a operarem câmeras fotográficas ou celulares para uso no trabalho de pesquisa e afins.

  • Desenvolver estratégias de captação de imagens, enquadramento e edição.

Ministrantes:  João Felipe Eusebio de Moura

 

Currículo resumido: João Felipe Eusebio de Moura, acadêmico do curso de química- Ufac; web designer; fotografo profissional com 6 anos de experiencia; videomaker, com publicações fotográficas no livro Rio Branco 135 Anos Em Todos Os Sentidos; Licenciado em Street Wedding ®.

WhatsApp Image 2019-10-03 at 19.20.40.jp

 

MINICURSO 3

"Feminismo negro: consciência, interseccionalidade e empoderamento"

Objetivos:

  • Conhecer o que foram e quais eram as reivindicações apresentadas nas respectivas ondas feministas, identificando as diferenciações contextuais das demandas concernentes à realidade das mulheres negras e das mulheres brancas no decorrer desses processos;

  • Identificar a importância do enegrecimento do feminismo, refletindo sobre os lugares das mulheres negras em uma sociedade ocidental de modelo eurocentrado, heteropatriarcal e sexista;

  • Conhecer os conceitos de interseccionalidade e empoderamento, refletindo nas intersecções entre gênero, raça e classe que intermedeiam as mulheres negras nas suas experiências cotidianas;

  • Discutir as principais pautas do Pensamento Feminista Negro abordando os conceitos   de Outsider Within, Dororidade e solidão da mulher negra.

Ministrantes: Profª. Ma Queila Batista dos Santos

                        Profª Ma. Sulamita Rosa da Silva

Currículo resumido: Ma Queila Batista dos Santos, graduada em Licenciatura em História- Ufac, Especialista em História do Brasil – Prominas (UCAM), Mestre em Letras- Ufac, Professora da Educação Básica - SEE, Professora Substituta – Ufac. Leciona História da África, Estágio Supervisionado e Ensino   de História. Professora Formadora de Educação para as relações étnico-raciais. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac).

Sulamita Rosa da Silva, graduada em Licenciatura plena em Pedagogia, Mestre em Educação e Professora substituta pela Universidade Federal do Acre. Leciona Investigação e Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado e Didática. Pesquisa sobre temáticas relacionadas a gênero e raça de modo interseccional, bem como temas referentes à educação para as relações étnico-raciais, e práticas pedagógicas em ambientes escolares e não escolares. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac).

servletrecuperafoto (3).gif
pp.jpg
Local: Sala de videoconferência do NTI
11/11/19 - 14h às 18h 
12/11/19 a 14/11/19 - 8h às 12h
Local: Auditório da ADUFAC
11/11/19 - 14h às 18h 
12/11/19 a 14/11/19 - 8h às 12h

MINICURSO 4

"História e Imprensa: relações étnico-raciais nos jornais riobranquense"

Objetivos:

  • Pensar as interações entre História e Imprensa mediante a análise dos dados sobre a representação da população negra nos jornais rio-branquenses entre 2015 a 2019. As relacionando com políticas de ações afirmativas e seus impactos na sociedade da capital do Acre, mediante as formas como são retratadas e expostas nos periódicos os negros.

Ministrante:  Profª. Dra. Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque

Graduanda Alice da Silva Leão

Graduanda Maria Clara Silva de Souza

Graduanda Thais Albuquerque Figueiredo

Currículo resumido: Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque, graduada em História e Direito, Mestre em História pela PUC/SP, Doutora em História pela USP, pesquisadora do NEABI/UFAC, professora lotada no CFCH/UFAC, com pesquisa em História e Meio Ambiente, História e Imprensa, História e Relações Etnico-Raciais.

Alice da Silva Leão, graduanda no curso de Licenciatura em História, membro do NEABI/UFAC e Pivic do Projeto História e Jornalismo: as representações dos negros na imprensa riobranquense.

 Maria Clara Silva de Souza, Graduanda no curso de Licenciatura em História, membro do NEABI/UFAC e Pivic do Projeto História e Jornalismo: as representações dos negros na imprensa riobranquense.

Thais Albuquerque Figueiredo, Graduanda no curso de Licenciatura em História, membro do NEABI/UFAC e Pibic do Projeto História e Jornalismo: as representações dos negros na imprensa riobranquense.

70899767-9da0-4673-ae9f-1e65235ff0e3.jpg
01fc1aa0-23ee-4c22-97c2-6793850de49a.jpg
2189b641-65d9-4add-a6eb-316b3b9e85c3.jpg
f4180b2d-dc3b-446b-8fbb-8cf5b394e436.jpg
bottom of page