top of page

Conhecendo os

Palestrantes

Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva - Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1996), Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), Pós-Doutorado em Análise Crítica do Discurso na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, 2014). Tem larga experiência em pesquisas em rede, com atuação como pesquisador ou como coordenador em projetos regionais nacionais (entre os quais Educação e relações ético-raciais: o Estado da Arte, 2015-2018) e internacionais (entre os quais Racismo e Discurso na América Latina, 2005-2010).Tem também experiência na gestão de ciência e tecnologia, é coordenador do DINTER PPGE-UFPR/UFAC (2017-atual), foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2012), coordenador do GT Educação e Relações Raciais da ANPED (2010-2011), vice-coordenador do mesmo GT (2008-2009; 2012-2013), representante da Região Sul na Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN - 2010-2012). É fundador e editor da Journal of African and Afro-Brazilian Studies; é da equipe de editores da revista da ABPN (2017-atual) e foi Editor da Educar em Revista (2009-2011), período no qual a revista ascendeu para a classificação como A1 na avaliação Qualis da CAPES. É conferencista, tendo proferido palestras e conferencias em 28 Universidades brasileiras das 5 regiões do país; em universidades na Itália (Universidade de Pavia e Universidade de Palermo); no México (Universidade Autónoma Metropolitana e Instituto Nacional de Antropologia e História), no Chile (Universidade de Talca); em Camarões (Universidade Yaoundé I e Universidade de Bamenda); em Moçambique (Universidade Eduardo Mondlaine e Centro Cultural Brasil-Moçambique) e nos EUA (Universidade do Texas em Austin e Universidade Purdue), entre as quais quatro conferências de abertura em congressos; duas aulas magnas em programas de pós-graduação e uma em lançamento nacional do Prêmio Jovem Cientista do CNPQ. Atualmente é bolsista produtividade 2 do CNPQ, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPR) e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, racismo, políticas afirmativas, construção social da infância, políticas para a infância.ORCID 0000-0001-9207-2439
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3647856861002877

Palestrante do dia 26 de novembro
segunda-feira, Noite
Paulo Vinicius.jpg
Prof. Dr. Márcio Couto Henrique - Possui graduação em História (1997), especialização em História Social da Amazônia (2001), mestrado em Antropologia (2003), doutorado em Ciências Sociais/Antropologia (2008) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Pós-Doutorado em História pela Universitat de Barcelona, Espanha. Atualmente é professor Associado I da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (UFPA). É sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e integrante do grupo de pesquisa HINDIA - História Indígena e do Indigenismo na Amazônia, no qual atua como líder. Tem experiência nas áreas de História e Antropologia, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: história indígena e do indigenismo, história social da medicina, escrita de si e religiosidade popular.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9096024504515280
Palestrante do dia 27 de novembro
terça-feira, Noite
Márcio_Henrique.jpg
Palestrante do dia 28 de novembro
quarta-feira, Tarde
Prof. Dr. Marcelo da Silva MuriloDoutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com graduação em História e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Desenvolveu estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (Ufac), onde leciona as disciplinas Ensino de História e História da Arte. Coordena o projeto História em Trânsito (extensão universitária) e responde pelo Laboratório de Ensino de História. Integra o Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discursos da História (LIEDH-Fundação Biblioteca Nacional). É vinculado ao Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) e integra o polo brasileiro de pesquisadores da Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais. Possui formação em Cinema e Vídeo e é ator profissional (DRT). É co-coordenador do Ânima Amazônia (coletivo de teatro). Colaborou nas coletâneas "História: Que ensino é esse?" (Papirus), "Colóquio de história medieval" (LEME-UFMG), "Ensino de história: seus sujeitos e suas práticas" (GM), "50 anos de ditadura militar: capítulos sobre o ensino de história no Brasil" (W & A Editores) e "Ditaduras do cinema" (LCTE). Atuou em várias montagens pelo Teatro Experimental Capixaba ("Dr. Fausto", "Dança dos Ventos", "Ventre de Sangue"). Colaborou na produção e na assistência de direção da peça "A mais forte?" (Ânima Amazônia). Integrou elenco de apoio de alguns filmes do circuito alternativo de cinema nacional.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/294968254864414
Prof.ª Dra. Lilian Maria Moser - Possui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Prog. de Pós Grad. em Desenv. Sustentável - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional, História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura, memória, migração, religião e gênero.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3859584996072030
Prof.ª Dra. Veronica Aparecida Silveira Aguiar - É professora de História Antiga e Medieval do Departamento de História e docente do Programa de Pós-graduação em História e Estudos culturais da Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. Bacharel (2005) e licenciada (2006) em História pela Universidade de São Paulo, concluiu o Mestrado (2010) e o Doutorado (2016) em História Social na Universidade de São Paulo. Foi bolsista da École française de Rome (EFR) numa estadia de pesquisa de seis meses. Foi presidente da ANPUH - Seção Rondônia. É pesquisadora do Grupo Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade (UEM), integrante do Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo Vivarium (UFAL, núcleo Nordeste), vice-líder do Centro interdisciplinar de Estudos e Pesquisa do Imaginário (UNIR), colabora com o Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (UNIFAP), professora pesquisadora do Sapientia: Grupo de Estudos em História Medieval e Moderna (UFG) e membro do Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo (UFPA, núcleo Norte). Atua principalmente nas áreas de História medieval (Ordem religiosa, franciscanismo, relações de poder, história política) e Ensino de História (análise de livros didáticos, formação de professores e educação)
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6617568208534216
Prof.ª Esp. Jaycelene Maria da Silva Brasil - Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre (1999). Licenciada pela Faculdade do Noroeste de Minas FINOM (2010) e Especialista em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente Trabalha na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2301405024885402
Prof.ª Dra. Marisol de Paula Reis Brandt - É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás. Mestre e doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília. No doutorado, empreendeu estudo sobre a corrupção e violência no sistema penitenciário de São Paulo e, desde 2000, desenvolve pesquisas e atividades profissionais junto à população penitenciária. É professora Adjunto III na Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Atua no campo da violência urbana com ênfase nas Representações Sociais, Identidade Social, Segurança Pública, Direitos Humanos e Lei de Execução Penal. É parecerista da Revista Brasileira de Segurança Pública. É líder do Grupo de Pesquisa "Sujeitos, Ações e Percepções: Grupo de Pesquisa em Violência e Conflitualidades". É integrante do Grupo de Pesquisa "Violência, Cidadania e Segurança Pública" (Universidade de Brasília).
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2314492369576311
Palestrantes do dia 28 de novembro
quarta-feira, Noite
Marcelo.jpg
Lilian Maria.jpg
Verônica_Aguiar.jpg
Jayce Brasil.jpg
Marisol Brandt.jpeg
Palestrantes do dia 29 de novembro
quinta-feira, Tarde
Prof.ª Dra. Mara Genecy Centeno Nogueira - Possui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (1987), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (2008) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia e professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, patrimônio, morte e estudos amazônicos.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9894953249697576
Prof. Dr. Gerson Rodrigues de Albuquerque - Possui graduação em História (1988) pela Universidade Federal do Acre, mestrado em História do Brasil (1995) e doutorado em História Social (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor Associado IV da Universidade Federal do Acre, lotado no Centro de Educação, Letras e Artes, com atuação nas áreas de História, Letras e Artes. É líder do Grupo de Pesquisa História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória (GPHCLIM) e Membro do Núcleo de Estudos das Culturas Amazônicas e Pan-Amazônicas (NEPAN). Atualmente também atua como Editor Geral do periódico Muiraquitã - Revista de Letras e Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7042183462903180
Prof. Dr. Valdir Aparecido de Souza - Graduado em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP (1991). Doutor em História e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos do Imaginário Social. Membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Labirinto. Membro do Conselho Editor da Revista Tenso Diagonal (Montevidéu-Uruguai). Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia e do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em História e Estudos Culturais do Núcleo de Ciências Humanas. Presidente da Associação Nacional de Professores Universitários de História-ANPUH/Seção Rondônia (RO) Biênio 2017/2018. Presidente da Federação de Capoeira do Estado de Rondônia (FECARON) para o quadriênio 2012-2015. Atualmente reconduzido como Presidente da FECARON para o quadriênio 2016-2020.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4444691832911695
Prof.ª Dra. Edileuza Penha de Souza - Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB, 2013), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2005), graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1994). Desde 2006 desenvolve pesquisas na área de cinema, com ênfase no Cinema Negro no Brasil e no Continente Africano. Trabalha com Educação atuando nos temas: comunidades quilombolas, arte e cinema africano, cinema e cineastas negras, educação das relações étnico-raciais, formação de professores, Lei 10.639/2003. Professora da Universidade de Brasília.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5958884727540260
 
Prof.ª Dra. Joana Maria Pedro - Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1972), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992). Fez pós-doutorado na França, na Université d'Avignon, entre 2001 e 2002. Fez, também, pós-doutorado nos Estados Unidos na Brown University entre julho de 2016 e janeiro de 2017. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, Diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas entre 1996 e 2000, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas entre 2008 e 2012, Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016. Presidenta da ANPUH - Associação Nacional de História no período 2017-2019. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. É também pesquisadora do IEG - Instituto de Estudos de Gênero www.ieg.ufsc.br Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, relações de gênero, história das mulheres, memória, história oral, história do tempo presente e história comparativa.
Endereço para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0818383116633579
Palestrantes do dia 28 de novembro
quarta-feira, Noite
Mara Nogueira.jpg
Gerson Albuquerque.jpeg
Valdir Aparecido.jpg
Edileuza Penha.jpg
Joana Maria.jpg
bottom of page